Skip to content

Quão distantes estamos da Indústria 4.0?

Se ainda não ouviu, certamente em breve escutará falar da Indústria 4.0. E, se já ouviu, também é possível que tenha várias dúvidas sobre o que, de fato, representa essa que é conceituada como a nova “revolução industrial”.

Grosso modo, trata-se de agregar inteligência estratégica aos negócios por meio da automação e uso de dados, aliados a perfis dos clientes e customização dos serviços. Um processo que se retroalimenta, que modifica as relações comerciais, e exige que derrubemos alguns antigos paradigmas.

Porém, no Brasil, esse cenário pode parecer muito distante. Elevada carga tributária sobre os produtos importados e elevado custo de aquisição são os empecilhos mais conhecidos para modernização de nossas empresas. Qual seria, então, a solução para que remodelemos nosso parque produtivo, invistamos em tecnologias inteligentes e sistemas?
Nos países desenvolvidos, a visão acerca das vantagens de modernizar e ampliar a estrutura produtiva através da locação equipamentos que não estão ligados ao Core Business das empresas, mas que possuem alto valor agregado, elevado nível de depreciação e elevado custo de manutenção, já é uma realidade.

As empresas de renting de equipamentos têm crescido a taxas anuais de 13% em uma economia madura, o que é um excelente resultado. Vejam que existe um claro reconhecimento que o verdadeiro valor desses equipamentos está em seu uso e não na sua posse, a qual demandaria uma série de outras despesas, além da interação da sua equipe em instalação, suporte e manutenção – sem falar das peças de reposição, que são caras!

Reflita e analise. Não permita que sua empresa fique para trás e, depois, tenha que correr atrás da concorrência, já adaptada à nova realidade de mercado. A locação de equipamentos e soluções é uma realidade que lhe trará redução de custos com investimento inicial baixíssimo, sem despesas adicionais com manutenção e peças.

Notícias Relacionadas

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *